Olá, leitores.
Neste artigo conheceremos um pouco sobre a história da dança jazz. Apresentamos algumas curiosidades sobre música, vertentes, o que você precisa para começar e os beneficios dessa arte feita para dançar de corpo e alma.
Um breve pedacinho da história
A dança jazz, assim como as danças urbanas, possui raízes na cultura popular. Muitas fontes afirmam que ela teve a sua origem em navios negreiros como uma forma de expressar, comunicar e sobreviver.
Com a chegada na europa, a dança começa a sofrer modificações. Os negros apropriaram-se de alguns movimentos característicos das danças europeias como: polcas, valsas e quadrilhas, com o intuito de imitar e de certo modo “ridicularizar” os europeus.
Como toda cultura popular, a dança reage aos movimentos e contextos da época em que está inserida. Ao longo do tempo a dança afro-americana passa a sofrer outras influências, como por exemplo, o estilo Can-Can e o Charleston, sendo apropriada também por outros povos.
Clique nos links abaixo para assistir as danças:
African Dance
Can - Can
Charleston
Já no início do século XX, estas influências e apropriações foram responsáveis por levar a dança para os palcos. Aqui ela recebe o nome de comédia músical, primeiro nome direcionado a dança. Possui como característica um grupo numeroso de bailarinos que também são cantores sempre acompanhados de um ritmo pulsante, com movimentos de quadril e explosão de energia.
Comédia Músical
Qual a relação entre a Música Jazz e a Dança Jazz ?
Neste artigo, abordamos a história da dança jazz, mas ela também está atrelada a música. Quando pensamos em Jazz, a primeira coisa que lembramos é o estilo musical.Ambas surgiram nos Estados Unidos, nas cidades de Nova Orleans, Chicago e Nova York, a partir do mesmo movimento artístico popular e evoluíram de maneira paralela.

O som típico do trompete, do trombone, do saxofone e também dos grandes cantores é marcante no ritmo. Uma das suas principais características é a improvisação que reflete liberdade. Geralmente, cada artista compõe com elementos únicos de maneira a explorar o estilo e colocar a sua expressão na criação. Essa característica também está presente nos estilos de dança. No entanto, não é toda dança jazz que utiliza este estilo de música. Existe uma diferenciação nas intenções dos movimentos em cada estilo e isso também reflete na música utilizada. O estilo Jazz Lyrical, por exemplo, pede músicas mais românticas e lentas, que valorizem a movimentação mais sustentada.
Principais estilos
A dança Jazz comporta um misto de movimentos e estilos. Isto é reflexo da sua origem e das influências que obteve ao longo do tempo. As suas principais vertentes são: Jazz Musical, Jazz Dance ou tradicional, Street Jazz Dance ou Urban Jazz, Heels Dance, Modern jazz, Lyrical Jazz e Jazz Contemporâneo.
-
Jazz Musical
Para assistir a dança clique aqui
Para ler mais detalhes sobre o estilo clique aqui
- Jazz Dance ou tradicional
- O Street Jazz Dance ou Urban Jazz
Clique aqui para assistir
- Heels Dance
Clique aqui para assistir
- Mordern Jazz
- Lyrical Jazz
Clique aqui para assistir
- Jazz Contemporâneo
Clique aqui para assistir

Legenda: Alunas de Jazz Dance da Artisan Ballet - Espetáculo Coppélia 2019
Jazz no Brasil
O jazz chegou por aqui nos anos 80. Apresentado pelos filmes, seriados, aberturas de novelas e propagandas. A dança adaptou-se ao corpo brasileiro e ganhou novas características.Durante o passar do tempo foi representado por diversos bailarinos e deu início a novas companhias dedicadas a ele. Como é o caso da bailarina e coreógrafa Joyce Kerrmann, a bailarina, coreógrafa e criadora da Raça Companhia de Dança de São Paulo, Roseli Rodrigues, a coreografa Erika Novachi, o coreógrafo Edson Santos, entre outros.
Erika Novachi professora e coreógrafa de Lyrical Jazz, é um nome reconhecido no cenário do jazz dance brasileiro. Ela participou de uma conversa com a professora Evelyn Libanes no perfil do instagram da Artisan Ballet. Erika relembrou e contou momentos marcantes da história do Jazz dance no Brasil.
Confira o bate papo entre Erika Novachi e Evelyn Libanes sobre a história da dança no Brasil
Saiba mais sobre Erika Novachi : Professora e coreógrafa de Lyrical Jazz, atuou em companhias como o Grupo Raça (com direção de Roseli Rodrigues) e Companhia Dançar (com direção de Rose Calheiros). Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville e também no Dance Alliance, em Nova York.
Em 2009 ministrou aula de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York; em 2017, na Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia e em 2018, na West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra.
Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada da mesma modalidade. Em 2018 coreografou um trecho do concerto Berstein 100 para a São Paulo Companhia de Dança. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.
O que eu preciso para dançar Jazz?
Se você adorou a história e o ritmo de cada estilo e está questionando-se agora sobre o que precisa para praticar essa dança linda. Não preocupe-se, você só precisa de um corpo. Segundo a professora da Artisan Ballet e bailarina, Evelyn Libanes você também vai precisar de uma dose de vontade: “Simplesmente vontade de dançar e sentir a necessidade de falar através do corpo. Uma vez que você é conquistado pela magia do ritmo, de imediato você vira um ser do Jazz.”
Quais os benefícios da Dança?
A movimentação com toda energia, tônus e vivacidade alimenta o corpo e a alma. Os benefícios de praticar a dança Jazz são inúmeros. Para a professora Evelyn Libanes “os maiores benefícios são: espontaneidade, vitalidade, maior energia, flexibilidade, fortalecimento dos ossos e a da musculatura, agilidade mental, melhora do humor, aumenta a autoestima, redução do estresse, vontade de dançar no mercado quando a música está tocando. Entre outros.”
Preparado para dançar Jazz com a gente??
Fontes:
Colaboração para a definição dos estilos da dança Professora Carol Di Giorgio
Reflexões sobre jazz dance: identidade e (trans)formação
História do Jazz
Estilos da dança
História do Jazz
Vertentes do Jazz
Mundo Bailarinistico
Sala preta