Olá alunos e famílias, como estão?
Está semana comemoramos o Dia Internacional da Dança, você sabe a importância desta comemoração e como ela surgiu? Não? Então, vamos descobrir.

O dia internacional da dança foi pensado pelo Conselho Internacional da Dança (CID) da UNESCO, uma organização não governamental que reúne todas as pessoas que vivem de dança pelo mundo criada em 1973 com sede em Paris.

Foi em 1982 que o CID criou o Dia Internacional da Dança com o intuito de homenagear Jean-Georges Noverre um dos grandes mestres da dança, no dia de seu nascimento 29 de abril

Quem foi Jean-Georges Noverre ?

Jean- Georges Noverre Noverre nasceu dia 29 de abril em 1727, iniciou sua trajetória como bailarino na Ópera-Cômica de Paris, mas logo passou a compor suas próprias obras, deixando de dançar por conta de um ferimento.

Então, ele passa a pensar sobre como transformar a arte do dançar para além de um divertimento. Noverre deu início a sua obra Cartas sobre a Dança e os Balés em 1759, no qual escreveu quinze cartas propondo mudanças que fizeram diferenças no mundo da dança.


Naquela época as apresentações de dança abusavam de figurinos pesados, sapatos e máscaras mas para Noverre os bailarinos deveriam ser vistos, seus movimentos deveriam estar livres das roupas para que fossem melhores executados, suas expressões deveriam aparecer, Noverre fala sobre “Balé Ação” método utilizado para que os artistas pudessem contar histórias, no qual surgiram as pantomimas (mimicas) que são utilizadas até hoje.

O Dia Internacional da Dança atualmente

Hoje, quando comemoramos o Dia Internacional da Dança estamos homenageando o mestre de balé e historiador Jean-Georges Noverre que trouxe significativas mudanças para a arte da dança. além disso, também podemos utilizar este dia para refletir sobre o que é a dança para nós e como ela interfere em nossas vidas, relembrar momentos especiais que vivemos a partir dela, dançar muito e talvez como Noverre pensar em novas ideias para deixá-la cada vez mais nossa.

Os professores da Artisan Ballet para comemorar o dia internacional da dança prepararam um depoimento dizendo o que é a dança significa para eles. O vídeo será postado dia 29 de Abril mas vamos deixar aqui uma frase especial de cada um deles.
 

Andrea Thomioka - Adoro celebrar o dia Internacional da Dança, é muito importante porque além das todas as questões históricas, do reconhecimento que é para todo mundo que se dedica ou a vida inteira ou parte da vida, não tem meio termo, para se dedicar com a dança. É um dia que eu celebro as melhores coisas da minha vida.

Denise Nardi - A dança na minha vida é vida, é o momento em que eu me conecto com algo superior, algo maior, algo muito especial, algo que vai além de tudo que eu já vivi até hoje.

Evelyn Soto- Desde muito cedo eu já sabia que eu queria dançar, que eu queria ser artista é uma busca eterna para ser minha melhor versão. Quando eu dou aulas além de dar conteúdo eu tento pensar sempre no cuidado que eu tenho que ter com minhas alunas  acima de tudo eu busco o amor a paixão e a entrega.

Tilly Garcia - A dança para mim representa liberdade, explorar todas as possibilidades do meu corpo da minha mente, da minha alma, do meu coração.

Thais Assis - Para este dia eu desejo que ele seja bem dançante, que seja um dia de muita alegria e que também possamos levar alegria para os outros através da nossa dança.

Fabiana França - Dançar é dizer tudo aquilo que eu não consigo dizer em palavras. É se conhecer, se descobrir, se realizar, se permitir.

Thais Rabelo - A dança para mim é o que dá sentido a vida , é o que me move é o que me faz querer ser melhor a cada dia e é por meio dela que eu vejo o que tem ao meu redor se transformando.

Vanessa Porcino - Entre tantas coisas a dança me deu voz e quando eu ensino a dança é isso que eu busco promover, que através da dança os alunos encontrem cada um a sua voz.